A Diferença Entre a Prancha no Chão e a Prancha no Board Fitness!

Por: Prof. Fernando Fonseca

CREF: 6692-G/SP.

Afinal, qual é a diferença entre a prancha no chão e a prancha no Board Fitness?

A prancha é um exercício abdominal que exige esforço do abdome, dos braços, da lombar e do CORE como um todo.

Existem algumas variações da modalidade, mas a comum consiste em ficar de barriga para baixo com as pontas dos pés e as palmas das mãos apoiadas no chão. Os pés devem estar paralelos, com um pequeno espaço entre eles e os braços, estendidos.

Uma vez na posição, você deve se manter imóvel (ou não) por um tempo determinado, dependendo do seu condicionamento físico, entre 20 segundos a 1 minuto ou mais, controlando o equilíbrio e suspensão com a força do seu abdome.

Segundo pesquisas, fazer 10 minutos de prancha algumas vezes na semana é mais eficaz do que realizar mais de mil abdominais. Tendo a região abdominal (core) fortalecido, dá suporte à coluna, melhora o funcionamento do seu intestino e outros órgãos do corpo humano entre outros benefícios. Portanto, vale pensar nisso como uma multitarefa da região abdominal.

Hoje em dia conseguimos melhorar esse exercício colocando alguns equipamentos para promover desequilíbrio. Podemos citar pranchas na Bola Suíça, Bosu, mas o que vem sendo mais utilizado no momento é o Board Fitness!

Com essa plataforma instável, conseguimos fazer com que o praticante utilize ainda mais os músculos do CORE.

Pela sua instabilidade, o usuário tem que contrair, mais ou menos, 10X mais todos os músculos do corpo para conseguir ficar na posição correta!

Claro que os iniciantes tem como começar a fazer o exercício de maneira mais leve e ir segundo o passo a passo até estar executando os exercícios mais avançados! Por isso sempre procure um Professor de Educação Física que já tenha a formação em cursos do BOARD FITNESS.

Segue as fotos com algumas das posições a serem executadas!

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